O Jogo do Fórum Urbano pode ser jogado de diferentes modos, adequados a cada contexto.

Existe em versão analógica (deck de cartas) e digital.

Para facilitar o desenrolar do jogo, caso existam participantes com Deficiência Auditiva (DA) e Surdocegueira (SC), sugerimos a participação de um técnico de Língua Gestual Portuguesa.

Estes são alguns dos modos de jogo possíveis. Temos vindo ao longo dos anos de experiência e utilização do jogo, a refinar outros e a criar outras modalidades, mais complexas orientadas para objetivos específicos de cada território e comunidade. Consulte os nossos serviços, e não hesite em contactar-nos.

Jogo Desafio em Equipas

Esta é uma versão de competição, em que grupos de 2 a 6 jogadores vão encontrar uma estratégia para responder ao desafio lançado por uma carta-objetivo, usando as cartas-ação e as cartas-metodologia. Cada grupo constrói um potencial projeto de intervenção e apresenta-o aos restantes grupos, que atribuem uma pontuação de 1, 5 ou 10 pontos. Quem pontuar mais ganha.

Jogo Mistério

Colocar todas as cartas viradas para baixo, com os objetivos para cima. Em cada turno, cada jogador escolhe 1 carta-ação e 1 carta-metodologia tentando construir uma estratégia para responder ao desafio da carta-objetivo escolhida por todos. Se a estratégia apresentada foi aceite pelo grupo, o jogador ganha 1 ponto. Quem pontua mais ganha. O jogo termina com o emparelhamento de todas as cartas.

Duelo

2 Jogadores / 2 equipas

Metodologias e ações são divididas entre jogadores. Para cada carta-metodologia lançada, o jogador seguinte deve ripostar com uma carta-ação, que dê coerência à primeira (por exemplo: se a metodologia for ‘mapeamento coletivo’, a ação sugerida pode passar por uma ‘visita guiada’ para conhecimento do território). Estratégia aceite e passa-se para a carta seguinte.