A presente proposta apresenta como objetivo geral contribuir para “melhorar a vida nos BIP 32 e 33”, promovendo uma imagem mais positiva do território a partir dos seus recursos endógenos. A proposta surge da necessidade de promover e afirmar o território, de valorizar a identidade local e divulgar os aspetos positivos do mesmo. A intervenção assenta numa estratégia de marketing territorial com quatro focos: o desenvolvimento da comunidade e o reforço das identidades e sentido de pertença; qualificação urbana; o desenvolvimento económico e a gestão do território como um produto. No âmbito desta estratégia são trabalhados duas variáveis (Tal como um produto): a parte tangível (requalificação, o potencial da comunidade) e a parte intangível (perceção daqueles que residem no território e fora dele acerca dos bairros) Pretende-se assim responder de forma positiva às necessidades das pessoas que vivem nos BIP 32 e 33, intervindo nos aspetos que melhorem a qualidade de vida e o sentimento de identidade e pertença a esse mesmo território e, por outro lado, melhorar a qualidade e a competitividade do território, criando dinâmicas de promoção e divulgação que permitam reduzir a percepção negativa do território e aumentar a sua atratividade. Este processo tem de partir e ser concertado com os recursos endógenos do território, muito especialmente da comunidade local (individual ou coletivamente considerada) e os restantes diferentes atores existentes no território.
Promotores
Associação de Moradores do Bairro dos Alfinetes e Salgadas
SEACOOP - Social Entrepreneurs Agency, CRL
Parceiros
ACULMA - Associação para o Desenvolvimento Cultural e Social de Marvila
Associação Socio Cultural dos Moradores do Bairro Marquês de Abrantes
Fundação Benfica
Junta de Freguesia de Marvila
Latitudes - CAPP
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Modos de Fazer
concurso
photovoice
Atividades
eventos: feiras, festas, festivais, galerias, desfiles, encontros e exposições
construção
negócio e negócio social
comunicação, imagem e marketing
avaliação, planeamento, coordenação e gestão
intervenção em espaços
diagnóstico, mapeamento, estratégias e estudos
criação de produtos, serviços
Ações
implementação de ações de marketing territorial
criação de marca territorial
concurso de talentos
obras de requalificação de espaço público
criação de plano de comunicação
Destinatarios
comunidade
Localizações
Marvila
Lisboa
Zonas do Programa
Quinta das Salgadas / Alfinetes
Marquês de Abrantes