Projeto formativo na área da inclusão social e prevenção, cuja estratégia geral assenta no envolvimento da criança, da escola, da família, do bairro e da comunidade. Aposta na Música, nas Terapias Assistidas por Animais (TAA) e na Leitura como alavancas de (re)qualificação. Propõe: 1) Música nas escolas: criar orquestras de percussão com bombos, caixas e timbalões. 2) Atuar com metodologias inovadoras na educação para a inclusão e na capacitação das crianças portadoras de deficiência. Introduzir as TAA durante todo o ano letivo nas unidades de “Multideficiência e Autismo” como ferramenta complementar ao trabalho desenvolvido pelas suas equipas; 3) Leitura: criar na biblioteca um núcleo de leitura inclusiva. Sessões abertas à comunidade: família e escola. Criação e uso de recursos adaptados e que, numa mesma sessão, podem ser partilhados por utilizadores com e sem deficiência (s) – livros para cegos, língua gestual, etc.
Promotores
Associação Mão Guia
Parceiros
Associação Promotora do Ensino dos Cegos
Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda
Bengala Mágica- Associação de Pais Amigos Familiares de Crianças e Jovens e Adultos Cegos e Baixa Visão
Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna
Associação Cultural para o Desenvolvimento da Percussão
Modos de Fazer
educação pela música
sessões de leitura
inclusão com animais
atl
Atividades
capacitação, qualificação e ganho de competências
atividades dinamização comunitária
artes e cultura
mobilização e comunidade
saúde e bem-estar
convívio, diversão e lazer
criação de produtos, serviços
literatura
inclusão e igualdade
animais
Ações
orquestras de percussão
terapias assistidas por animais
leitura inclusiva para família e escola
atl de férias inclusivo
Destinatarios
crianças
Localizações
Avenidas Novas
Alcântara
Lisboa
Zonas do Programa
Rego
Qta. Cabrinha / Qta. Loureiro / Av. Ceuta Sul