A cidade contém em si um pomar, constituído por inúmeras árvores de fruto, privadas e públicas, que o projeto vai mapear, recuperar e cuidar, atribuindo-lhes valor enquanto património ambiental, cultural, social e económico. A partir do relacionamento estratégico com os parceiros, com base num programa de cidadania ativa e economia partilhada, a fruta vai ser colhida, distribuída por quem precisa, confecionada e vendida através da criação de uma Marca Social: “Made in Mouraria”. A plataforma on-line Muita Fruta vai potenciar o trabalho em rede, criando Capital Social, e na reintegrando a fruticultura em contexto urbano. O projeto, pioneiro em Portugal, irá relacionar-se com organizações similares de outros países, conferindo-lhe projeção alargada e colocando Lisboa no mapa das boas práticas internacionais. Um programa participativo de resiliência urbana e educação ambiental, a par dos grandes eventos e debates públicos previstos, vai reforçar o sentido de pertença da comunidade. A utilização dos recursos locais é fundamental para a criação de ferramentas que valorizem o capital social e natural do território, ocupando os mais idosos e potenciando a empregabilidade e consequente fixação dos mais jovens nos bairros. A integração destes grupos em dialéticas intergeracionais e transculturais pretende dar resposta direta aos fenómenos de discriminação, isolamento e favorecer a coesão inter e intrabairro. O foco principal deste projeto é a função social da árvore como ligação ao território. Muita Fruta apresenta uma abordagem holística e criativa que parte dos quintais dos bairros de intervenção do projeto para o espaço urbano, desenvolvida através de interações experienciais comunitárias que facilitem uma vivência prática, consciente e reflexiva, ancorada na participação ativa dos grupos na identificação de problemáticas, mas sobretudo ao nível da elaboração de soluções coletivas na construção de um cenário partilhado de cidade.
Promotores
ACPM - Associação Cozinha Popular
Parceiros
Colégio Food, Farming and Forestry (F3) da Universidade de Lisboa
Associação Academia Cidadã
LOCALSAPPROACH
Modos de Fazer
mapeamento
formação
cultivo
marca social
Atividades
capacitação, qualificação e ganho de competências
atividades dinamização comunitária
eventos: feiras, festas, festivais, galerias, desfiles, encontros e exposições
mobilização e comunidade
apoio e entreajuda
negócio e negócio social
experimentação e ideação
digital
jardinagem, agricultura e arborismo
diagnóstico, mapeamento, estratégias e estudos
justiça, legislação, regulamentação e direitos
autonomia e autoorganização
parcerias e redes
criação de produtos, serviços
responsabilidade social
sensibilização
Ações
criação de marca social
mapeamento
criação de plataforma digital
criação de comunidades de prática
criação de redes
ciclo de debates
ações de sensibilização
ações de mobilização
serviço de poda e tratamento
formação
Destinatarios
comunidade
Localizações
Mouraria
Santa Maria Maior
Lisboa
Zonas do Programa
Mouraria